1° Audiência Pública: Pinhais dá início à revisão do Plano Diretor

12/04/2021

"Revisado a cada 10 anos, trata-se de um planejamento que visa organizar o crescimento e o funcionamento do município "

Uma cidade para todos. Este é um dos principais objetivos da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais, a qual foi iniciada, oficialmente, com a realização da 1º audiência pública na última quinta-feira (11). O evento foi apresentado em formato totalmente on-line, respeitando as medidas de contenção da Covid-19, pela Secretaria de Urbanismo e pela equipe da Tese, empresa responsável pela condução da revisão.

Em Pinhais, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDU) existe desde 2001, com a publicação da Lei Municipal nº 505/2001. O documento foi revisado em 2011, pela Lei Municipal nº 1232/2011 e agora se inicia o novo processo de revisão.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esteve na abertura do evento e destacou o fato do primeiro Plano Diretor ter sido aprovado em 2001, quando foi vereadora e com isso, participou da construção do documento. “Moro em Pinhais desde 1984 e nossa cidade tinha muitos problemas. Em 2011, fizemos a primeira revisão, quando já era vice-prefeita, juntamente com o prefeito Luizão, e com esse planejamento conseguimos organizar nosso município. Por isso é tão importante a participação de todos nesta elaboração. Queremos que nossa cidade cresça, se desenvolva, mas de forma ordenada, para continuarmos sendo referência”, acrescentou Marli.

Emerson Santana Bento, secretário de Urbanismo de Pinhais, fez a abertura do evento, ao lado da prefeita, e aproveitou o momento para agradecer as autoridades que acompanharam a audiência. O secretário destacou esta revisão como um momento histórico. “Faremos a segunda revisão do Plano Diretor em nosso município, o qual completa 29 anos em março. A revisão será feita de forma participativa, na qual a população trará suas colaborações, também os conselhos que têm representatividade em nosso município, demais setores, além de uma Comissão Municipal que acompanhará todo o processo. Com isso, construímos importantes políticas públicas de desenvolvimento urbano para Pinhais”, declarou o secretário de urbanismo.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município, definido pelo projeto de cidade que queremos. O Plano vale para todo o município, ou seja, para as áreas urbanas e também para as rurais. É o Plano Diretor que diz como o Estatuto da Cidade será aplicado em cada município.

Assista a gravação da primeira audiência publica em: https://www.youtube.com/watch?v=cZP1lqclGgc

Noticia originalmente publicada em: https://pinhais.atende.net/cidadao/noticia/pinhais-da-inicio-a-revisao-do-plano-diretor